
O papel de Jennifer Carpenter na segunda temporada de 1923 (Paramount+) é pequeno, porém de suma importância. Ela interpreta a policial Mamie Fossett, tratada como uma das primeiras mulheres da lei dos Estados Unidos a assumir um posto parecido com o de xerife; basicamente, no pedaço sob sua jurisdição, é ela quem mandava prender e soltar.
Acontece que há pouca coisa documentada acerca de Mamie. Dessa forma, a ex-atriz de Dexter precisou criar nuances da personagem de acordo com a sua própria interpretação. Criador e roteirista de todos os episódios de 1923, Taylor Sheridan não é tão detalhista assim no seu roteiro sobre os trejeitos de seus personagens, deixando uma margem para os atores imprimirem aquilo que acharem mais adequado.
Em entrevista ao site Deadline, Jennifer comentou que achou algumas histórias sobre Mamie, como quando ela e outra policial de mesma patente fizeram uma incursão juntas para resgatar um criminoso. “Elas não batiam nas casas e perguntavam se podiam dormir lá durante a noite”, comentou. “Elas faziam seus próprios acampamentos e, para se alimentar, precisavam caçar animais. No final das contas, o tal bandido foi capturado e colocado atrás das grades.”
No exercício acerca do entendimento da personagem, a atriz chegou à conclusão de que Mamie “aceitou trabalhar no emprego mais mortal disponível naquela época”, bem no Velho Oeste sem lei dos EUA, logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
“Imagino que ela provavelmente veio de uma família grande, igual a muitos na mesma situação, e viu seus irmãos ganharem certas liberdades apenas por causa do gênero. Ela cobiçou um pouco disso” compartilhou Jennifer. “E imagino que muita tragédia deva ter ocorrido. Por que uma mulher sai do seu conforto para se aventurar no Oeste selvagem?”
Na narrativa de 1923, Mamie cruzou o caminho de Spencer Dutton (Brandon Sklenar), que solitário caminha pelo território americano até chegar a Montana, lar de sua família. Após acumular um apuro atrás do outro, ele encontrou alívio ao se deparar com Mamie, que acabou ajudando-o em sua jornada.
Resolvido isso, a policial terá de lidar com outro “xerife” (e um padre) que chegaram em seu pedaço, na região do Texas, à procura de Teonna Rainwater (Aminah Nieves), jovem indígena acusada de assassinatos. Enquanto os dois cada vez mais se aproximam da garota, fica a expectativa sobre como Mamie irá reagir a essa perseguição, que tem tudo para culminar em tragédia.
Jennifer confirmou que Mamie marca presença na história da segunda temporada de 1923 até o sétimo e último episódio, programado para estrear em 6 de abril, no streaming Paramount+. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br