TRAMA MIRABOLANTE

Disponível na Netflix, série 1 Contra Todos é baseada em história real?

Produção brasileira foi indicada duas vezes ao Emmy Internacional de melhor drama
DIVULGAÇÃO/FOX
Julio Andrade na série 1 Contra Todos
Julio Andrade na série 1 Contra Todos

Duas vezes indicada ao Emmy Internacional de melhor drama, a série brasileira 1 Contra Todos (2016-2020) ganha novo palco para brilhar após entrar na Netflix; foi exibida originalmente pelos antigos canais pagos da Fox, passou pelo Globoplay e atualmente também pode ser vista no Disney+. A trama mirabolante tem aquela cara de que parece bastante mentirosa. Porém, não é. Quer dizer, mais ou menos…

A série 1 Contra Todos é baseada em história real? Sim, mas em partes. Isso porque a premissa da narrativa é verdadeira, retratando o caso de um homem que foi injustamente preso por tráfico depois que a polícia descobriu uma grande quantidade de maconha escondida num teto falso na casa dele. Só que depois disso, tudo o que acontece é pura ficção.

Nos inspiramos num caso verídico e surreal na primeira temporada e amarramos o roteiro em torno daquilo. Depois de esgotar a trama da prisão, criamos uma história fictícia, que parece ser ainda mais real, neste país onde tudo pode acontecer”, comentou Breno Silveira, diretor-geral e um dos roteiristas da trama, em entrevista ao jornal O Globo, em 2017.

O que se viu dali em diante pode ser rotulado como “inspiração de fatos”, como pontua o Silveira: “Na verdade, tudo o que tratamos está nos jornais. A gente só doura a pílula.”

Conhecido por papéis marcantes no universo das séries brasileiras, como no drama médico Sob Pressão, Julio Andrade é o protagonista de 1 Contra Todos na pele do advogado Cadu. Uma vez preso, o personagem decide assumir a carapuça de um bandido real e poderoso, apelidado de Doutor do Tráfico. Então, ao sair da cadeia e conviver com o rótulo de ex-presidiário, ele se aventura na política a ponto de ser eleito deputado federal, com a intenção de ser um nome limpo nesse meio sujo.

Como o diretor rotulou, 1 Contra Todos chega a ser uma paródia da situação política do Brasil, conforme disse à revista Veja, em 2020.

“Esse nosso Brasil corrompido pauta a série. O poder, a fama e o dinheiro são parte de um tempero deturpado da nossa cultura, que corrompe até pessoas de bom caráter. Parece que a formação do nosso povo é como a música do Chico Buarque, que diz: ‘Um anjo safado decretou que eu tava predestinado a ser errado assim’.” 

A trama de 1 Contra Todos

Cadu (Andrade) é um homem de classe média que, injustamente, é preso sob a acusação de tráfico de drogas. A série explora temas como injustiça, corrupção e o sistema penitenciário brasileiro, oferecendo uma visão crua e realista das dificuldades enfrentadas pelos presos no país, algo elogiado em críticas escritas por jornalistas internacionais.

Tido como honesto, o advogado acaba encarcerado em uma penitenciária de segurança máxima. Dentro da prisão, ele precisa adaptar-se rapidamente para sobreviver em um ambiente hostil, onde a violência e a corrupção imperam.

Enquanto tenta provar sua inocência, Cadu é forçado a fazer alianças com criminosos e a se submeter às regras do submundo carcerário. Ele se torna uma figura respeitada entre os presos ao assumir, contra sua vontade, a identidade do traficante que acreditam ser.

De um homem íntegro e moralmente correto, Cadu é gradualmente forçado a adotar comportamentos que contradizem seus princípios. Esse processo de degradação moral é retratado de maneira tensa e envolvente, com destaque para a dualidade entre sua vida na prisão e seu esforço para manter algum tipo de normalidade na sua relação familiar.

1 Contra Todos oferece um olhar crítico sobre a sociedade brasileira, questionando questões estruturais como a desigualdade e a impunidade.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross