
Aos 45 do segundo tempo, o Disney+ lança uma das melhores séries de 2025. Na quarta-feira (10), a comédia dramática criminal Verdade Oculta (The Lowdown) estreia no streaming do Mickey Mouse. A atração recebeu ótimas avaliações da crítica especializada, batendo de frente com sucessos da Netflix e Apple TV.
No site Metacritic, Verdade Oculta cravou a ótima nota 86 (de 100), desempenho que a deixa atrás apenas de Pluribus (nota 87) e do hit incontestável Adolescência (91) na lista das melhores séries do ano.
A trama acompanha as aventuras do livreiro e jornalista independente Lee Raybon (Ethan Hawke), conhecido em Tulsa (EUA) por ser um cara sedento pela verdade. Acontece que essa sua obsessão por desmascarar a corrupção sempre o coloca em apuros.
Embora não seja um idealista, Lee está determinado a expor as entranhas da cidade, mesmo que isso o coloque em risco.
Quando sua mais recente reportagem, investigando a poderosa família Washberg, é seguida pelo suicídio suspeito de Dale Washberg (Tim Blake Nelson), Lee sabe que está diante de algo grande. Seguindo pistas deixadas por Dale, Lee descobre que Betty Jo (Jeanne Tripplehorn), a viúva, parece mais interessada no cunhado do que no falecido marido. E forças poderosas querem impedi-lo de descobrir mais.
A crítica especializada destaca que Verdade Oculta, em vez de inflar artificialmente seu mistério, aposta em algo bem mais valioso quando o assunto é televisão: construir um ambiente vivo e um conjunto de personagens aos quais o público deseja seguir.
Como um bom romance pulp, estilo neo-noir, a série conquista pela segurança de sua proposta e pela sensação de que, independentemente do rumo da trama, a jornada será sempre prazerosa. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



