
A segunda temporada de Percy Jackson e os Olimpianos, que será lançada pelo Disney+ na quarta-feira (10), traz um novo rosto na pele de um personagem importante. O premiado ator Courtney B. Vance assume o papel de Zeus substituindo Lance Reddick, colega de profissão que morreu aos 60 anos em março de 2023.
Quando foi anunciado como reforço para o elenco da série, Vance declarou: “Sei que assumir esse papel de Zeus será uma experiência memorável e que estarei dando ao meu irmão, Lance Reddick, que nos deixou cedo demais, um abraço celestial.”
Em entrevista ao site Entertainment Weekly, o produtor Craig Silverstein, peça-chave na engrenagem de Percy Jackson, contou como foi o primeiro dia de Vance no set, compartilhando um momento especial que aconteceu.
“Courtney foi incrível quando chegou. Ele fez um discurso para o elenco e a equipe em homenagem ao Lance, dizendo entender a responsabilidade de ocupar aquele lugar. Foi um momento muito emocionante, mas também muito gratificante. Já tínhamos certeza de que havíamos feito a escolha certa, mas tivemos ainda mais convicção quando ele fez aquele discurso lindo no set antes de entrar na frente da câmera.”
Vida e carreira
Courtney B. Vance tem uma trajetória de mais de quatro décadas no mundo da atuação, marcada por rigor artístico e reconhecimentos expressivos.
Nascido em Detroit, em 1960 (65 anos), filho de uma bibliotecária e de um administrador de supermercado, o ator construiu sua formação acadêmica e teatral com a mesma disciplina que mais tarde o levaria aos principais prêmios da indústria audiovisual.
Ele estudou na Detroit Country Day School, formou-se em Artes pela Universidade Harvard e, já integrado ao universo cênico, atuava no Boston Shakespeare Company.
Sua preparação se aprofundou na Yale School of Drama, período em que conheceu a famosa atriz Angela Bassett (911), colega de turma e futura mulher, com quem se casou em 1997 e teve gêmeos por meio de gestação por substituição (barriga de aluguel), em 2006.
Vance ganhou notoriedade na televisão ao viver o procurador Ron Carver em Law & Order: Crimes Premeditados, entre 2001 e 2006. A solidez de sua atuação o conduziu a papéis de destaque em projetos de grande repercussão.
Em 2016, conquistou o Emmy de melhor ator protagonista de minissérie ao encarnar Johnnie Cochran em American Crime Story: O Povo contra O.J. Simpson, performance amplamente elogiada pela crítica. Quatro anos depois, voltou a ser condecorado no Oscar da TV por sua participação em Lovecraft Country, desta vez como ator convidado de drama.
Com uma carreira que transita com elegância entre teatro, cinema e televisão, incluindo um Tony Award e indicações ao Globo de Ouro, SAG e Grammy, Vance nunca foi de limitar seu horizonte.
Suas atuações mais recentes no mundo das séries foram em Grotesquerie (2024), 61st Street (2022-2023) e Genius: Aretha (2021). •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



